sábado, 23 de agosto de 2014

Neurotomia Seletiva do Nervo Occipital
SABE AQUELA DOR NA PARTE POSTERIOR DA CABEÇA? PODE SER NEVRALGIA DE ARNOLD!
Paciente com história de há 6 meses com dor na região cervical alta e da zona de transição crâniocervical levando ao aparecimento de dores na região occipital (dor na parte de cima do pescoço), por vezes com propagação para o pescoço (áreas de inervação das raízes C2 e C3), de início insidiosas, contínuas, agravadas por movimentação ativa ou passiva da coluna cervical. Há dor à pressão dos nervos occipitais e das estruturas ósseas da coluna cervical, hiperestesia no território neural, associado ainda a contratura muscular de defesa. Um único episódio de syndrome vertiginosa, náuseas e vômitos. Realizou diversas modalidades de tratamento sem melhora. Excluída outras patologias, chegou-se ao diagnóstico de NEVRALGIA DE ARNOLD.
Realizada neurotomia seletiva do nervo occipital para tratamento da nevralgia de arnold. Uma agulha é inserida na parte posterior da cabeça (sob parâmetros anatômicos) e o nervo é lesionado sob radiofrequência.

www.rogerioaires.com.br
Facebook: Centro Neurocirúrgico Dr Rogério Aires

terça-feira, 12 de agosto de 2014

RIZOTOMIA PERCUTÂNEA POR RADIOFREQUÊNCIA - TRATAMENTO DE LOMBALGIA

O paciente fica em decúbito ventral horizontal sobre sedação e anestesia local.
Faz-se a assepsia e antissepsia.


Através de radioscopia, marca-se o paciente com caneta estéril  e a configuração final é a figura da direita. Esta vai nos orientar na posição das agulhas de radiofrequência.



Com as agulhas bem colocadas, colocam-se os fios que farão a radiofrequência.


Posiciona-se as agulhas de radiofrequência e checa-se com a radioscopia (Figura da direita).

Checa-se a impedância e promove-se a lesão do nervo que causa a lombalgia.