A INCLUSÃO DE NOVOS MEDICAMENTOS E PROCEDIMENTOS É UMA VITÓRIA PARA OS PACIENTES!!
Para nós, cirurgiões de coluna, a inclusão da Rizotomia Percutânea por Radiofrequência foi uma vitória. Alguns planos de saúde não deixavam nem agendar a cirurgia pelo simples fato de não constar no Rol da ANS. Agora é permitido agendar, mas não vamos nos iludir, pensando que o convênio irá liberar o procedimento. Ainda existe a "segunda opinião", que é realizada por um médico do plano de saúde. Este, baseado em seu conhecimento, pode autorizar ou impedir o procedimento. A "segunda opinião" tem seu benefício: impedir procedimentos desnecessários ao paciente.
Para maiores informações, consulte o site da ANS: http://www.ans.gov.br/a-ans/sala-de-noticias-ans/consumidor/2331--a-partir-de-2012014-comecam-a-valer-as-novas-coberturas-dos-planos-de-saude
Interessantíssimo ter notícias específicas sobre procedimentos para aliviar ou curar problemas na coluna. Quanto a esse tratamento (rizotomia percutánea por radiofrequência), em que consiste? E para que tipo de lesão? É doloroso?
ResponderExcluirA Rizotomia Percutânea por Radiofrequência é um procedimento pouco doloroso indicado para dor lombar crônica, em que houve falha no tratamento clínico medicamentoso, fisioterápico, Reeducação Postural Global (RPG), acupuntura ou outros. É realizado no Centro Cirúrgico, sob sedação e anestesia local. Não é necessário corte! São pequenas punções na pele (como demonstrado nas figuras acima).O mecanismo da rizotomia no alívio da dor, consiste na destruição pequenos nervos que a transmitem nas articulações facetárias (da coluna) desgastadas. Outra vantagem do procedimento: o paciente tem alta no mesmo dia. www.rogerioaires.com.br.
Excluir