segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Paciente de 36 anos, feminino, com história de dor lombar com irradiação para membro inferior a esquerda, com claudicação neurogênica. Realizou 30 sessões de fisioterapia analgésica, 20 sessões de RPG e 20 de acupuntura. Houve piora progressiva da dor, mesmo com o aumento das medicações e das terapias auxiliares. Esteve em atendimento no Pronto-Socorro várias vezes, tendo alta ainda com dor. A Ressonância Magnética de coluna lombossacra evidencia volumosa hérnia extrusa L4-L5 (seta na figura 1), com estenose de canal lombar e múltiplas protrusões discais de L3 a S1, com edema de ligamento interespinhoso e musculatura paravertebral devido hipersolicitação mecânica (Figura 1). Optado por artrodese de coluna lombossacra via posterior com instrumentação (Figura 2 e 3), devido vários níveis com alteração, microdiscectomia L4-L5 a esquerda, com colocação de cage lombar (seta na figura 3). Estado atual: paciente livre da dor que possuía, sem uso de medicação e realizando hidroterapia e RPG.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Monitoração Neurológica IntraOperatória



A Monitorização Neurofisiológica IntraOperatória (MNIO) é um procedimento realizado por um médico (neurofisiologista - Figura 2) que através de estudos introperatórios de Potencial Evocado Motor, Potencial Evocado Somato Sensitivo e de Eletromiografia permite detectar em tempo real alteração neurofisiológicas e com isso tentar evitar danos neurológicos.
Em determinado tempo cirúrgico é dada uma caneta estimuladora ao cirurgião (Figura 1) conectada ao equipamento, onde então o cirurgião poderá estimular estruturas neurológicas ou não e poderemos dizer se há respostas neurofisiológicas. Isto pode ser determinante para o sucesso da cirurgia pois auxilia ao cirurgião na tomada de decisões evitando danos neurológicos.
Também ao longo da cirurgia são realizados testes de Potencial Evocado Somato sensitivo e Potencial Evocado Motor (Figura 3).
Cirurgias que mais se beneficiam com a monitorização:
· Cirurgias de coluna, como artrodese, escoliose, tumor medular, tumor extramedular
· Cirurgias de crânio, como tumor angulopontocerebelar, tumor cerebral,
· Cirurgia de tireóide,
· Cirurgia de nervos periféricos
A monitorização é autorizada pelo convênio. Discuta com seu médico!!


Texto escrito com a colaboração dos neurofisiologias: Dr Cuzziol e Dr Carlos Christ

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Biópsia de Processo Expansivo de Corpo Vertebral

Figura 1: Ressonância Magnética de coluna lombossacra evidenciando processo expansivo em corpo vertebral da segunda vértebra lombar (L2) em paciente tratada de câncer de mama.

Figura 2: Kit para biópsia de corpo vertebral.

Figura 3: Biópsia de processo expansivo. Nesta imagem apresenta-se escopia, em posição ântero-posterior, com agulha de biópsia entrando no corpo vertebral (L2). Nota-se que a vértebra doente é mais escura que as demais.

Figura 4: Biópsia de processo expansivo. Nesta imagem apresenta-se escopia, em posição perfil, com agulha de biópsia entrando no corpo vertebral (L2). Nota-se que a vértebra doente é mais escura que as demais.